Será que a salamandra também faz fotossíntese?

A_maculatum salamandra manchada

Os cientistas acreditavam há muito tempo que só as plantas, algas, algumas bactérias e alguns invertebrados seriam capazes de tirar proveito da fotossíntese, que converte a luz solar diretamente em energia. Agora, pela primeira vez, um vertebrado fotossintético foi encontrado,de acordo com a revista científica Nature.

A incrível criatura é conhecida como Salamandra (Ambystoma maculatum). (http://jardimbotanicosga.blogspot.com.br/2012/04/salamandra-e-o-primeiro-vertebrado.html)

Um cientista da Universidade Dalhousie descobriu que dentro das celulas de embriões de salamandras uma cor verde que talvez seria clorofila que é o pigmento que faz a fotossíntese

“Eu decidi dar uma imagem de longa exposição fluorescente de um embrião de salamandra pré-filhote”, disse Kerney. Depois diso ele viu que realemnte havia algas simbiontes dentro das celulas da salamabdra.

A surpresa é como aquelas algas foram para lá dentro? Porque pelo que se conhece os vertebrados tem um sistema que destrói qualquer material estranho biológico dentro de suas células.

Não se sabe como as algas passam por essa defesa.

“As algas estão presentes nos ovidutos de fêmeas adultas da mesma espécie. Isto significa que é possível que algas simbióticas são passadas ​​de mãe para filho durante a reprodução.”(KERNEY)

Os cientistas acham que os embriões usam a glucose produzida pelas algas. Conclui-se que as algas geram energia internamente para as salamandras.

Fontes:

http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2010/08/salamandra_que_se_alimenta_de/

http://www.carnivoras.com.br/confirmado-vertebrado-que-faz-fotossintese-t3546.html

http://www.mnn.com/earth-matters/animals/stories/salamander-is-worlds-first-photosynthetic-vertebrate?fwcc=1&fwcl=1&fwl

Natália Patrícia Santos – 13/0128031

Deixe um comentário