Pulgões podem ser primeiros animais capazes de realizar fotossíntese

PULGAO               Em 2010, os pesquisadores Nancy A. Moran e Tyler Jarvik, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, fizeram a descoberta de mais uma característica inusitada dos pulgões: a de que eles possuem genes necessários à síntese de carotenoides, pigmentos encontrados em plantas, algas e alguns fungos e bactérias, mas que, nos animais, só poderiam ser obtidos por meio da alimentação. Esses resultados foram publicados na revista científica Nature, no artigo intitulado “Lateral Transfer of Genes from Fungi Underlies Carotenoid Production in Aphids”. (http://www.temasbio.ufscar.br/?q=artigos/fotoss%C3%ADntese-animal).

“Assim como as plantas usam a clorofila para absorver a luz do sol e gerar energia, o pulgão faz o mesmo usando como pigmento o carotenoide” (Jean Christophe Valmalette, físico da universidade do sul Toulon-Var)

Os cientistas afirmam depois de muito se estudar que os carotenóides encontrados nos pulgões absorvem energia do sol, gerando uma fotoindução de transferência de elétrons induzida a partir de cromóforos excitados, ou seja, fazem o uso da luz do sol igual as plantas fazem para realizar a fotossíntese. A oxirredução das moléculas envolvidas no processo são compatíveis com a redução no NAD+ coenzima. Resumindo um sistema fotossintético (rudimentar ou não) pode usar elétrons foto-emitidos na mitocôndria para sintetizar moléculas de ATP ( fornecendo energia útil para manter o organismo vivo).

Ouvi dizer que os pulgões fazem isso por causa do stress ambiental, eles usam isto como reserva de energia.

Um experimento foi feito onde cientistas colocaram um grupo de pulgões na presença de luz e outro grupo no escuro e mediram o ATP produzido por eles; e viram que quanto mais luz tiver mais ATP os pulgões produzem. Esta dependência da luz é devido a quantidade de caratenóides que o inseto produz. Por isso que o pulgão laranja produz mais ATP quando está na presença de luz, é o caractenóide que dá a tonalidade do pulgão. E os pulgões brancos são dessa cor porque não tem produção de caratenóides. Como ele produz o mesmo tanto de ATP nos nois ambientes, viram que a produção de ATP do pulgão branco não está ligado a luminosidade e sim à sua alimentação.

Os potenciais de oxirredução das moléculas envolvidas nesse processo seriam compatíveis com a redução do NAD + coenzima.

“Nancy Moran, geneticista da Universidade de Yale, em Connecticut – responsável pela descoberta original de que os afídeos possuem os genes para a produção de carotenoides – revela, no entanto, que há muitas perguntas não respondidas.”

OBS: A pesquisa completa pode ser visualizada na revista Nature, clicando aqui.

Fontes:

http://hypescience.com/e-descoberta-superfamilia-de-insetos-que-realiza-fotossintese/

http://www.nature.com/news/2010/100730/full/news.2010.384.html

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-7410.2006.00065.x/full

http://www.pnas.org/content/105/46/17867

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/pulgoes-podem-ser-primeiros-animais-capazes-de-realizar-fotossintese-5833185#ixzz3sRaln5rt

FONTE: http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/2025-cientistas-descobrem-que-pulgoes-sao-capazes-de-realizar-fotossintese.html

Natália Patrícia Santos – 13/0128031

 

 

Um comentário sobre “Pulgões podem ser primeiros animais capazes de realizar fotossíntese

Deixe um comentário